Em média passamos um terço da nossa vida a dormir. Porquê o sono é tão importante? De forma geral o sono permite o organismo descansar da atividade do dia e recuperar de toda a energia despendida e do desgaste das células e tecidos. Um sono sem qualidade não só afeta a mente mas todas as funções do corpo.
O sono é tão importante porque: 1) Recupera e regenera: repara as células, tecidos e vasos sanguíneos. Estimula o desenvolvimento muscular 2) Regula o ciclo circadiano: acerta o ritmo biológico permitindo que todas as funções do corpo estejam organizadas
3) Trabalha a aprendizagem e memória: absorve novas aprendizagens, trabalha a memória melhora a concentração 4) Estabiliza as emoções: processa memórias emocionais, novas emoções e liberta pontos de tensão emocionais através dos sonhos 5) Estimula o sistema imunitário: melhora a resposta imunitária a novos agentes patogénicos, e diminui a predisposição a certos tipos de infeções, mais comum as respiratórias 6) Regula o metabolismo: há uma regulação hormonal e melhora o metabolismo, ajudando no processo de emagrecimento ou manter o peso correto
Uma privação de sono crónica está associada a um aumento de risco de mortalidade, associado ao aumento de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e cancro.
Um sono de qualidade não só depende do número de horas dormidas, como da sua altura do dia e regularidade. É recomendado um adulto dormir 7h a 9h.
A prática de uma boa higiene do sono é fundamental para quem pretende alcançar um estilo de vida saudável e prevenir o surgimento de doenças.
Evite jantares pesados ou comer algumas horas antes de deitar
Pratique exercício físico com regularidade
Mantenha um horário de dormir regular
Faça atividades relaxantes antes de deitar
Evite o uso de ecrãs antes de deitar
Se sofre de insónias ou de algum modo as noites são mal dormidas ou acorda igualmente cansado como se deitou, deixo aqui alguns medicamentos que podem revolucionar o seu dia-a-dia:
Arsenicum album: existe uma grande inquietação mental, ansiedade, agitação que não deixa adormecer ou ter um sono profundo. A hora mais afetada é entre a 1h e as 3h da manhã.
Nux vomica: adormece facilmente mas depois acorda e já não consegue voltar a dormir ou só adormece perto da manhã, pelo que acorda bastante cansado. Acorda pelas 3h e existe uma agitação mental com muitos pensamentos ou preocupações do dia-a-dia. Precisa de recorrer a cafés e outros estimulantes para se manter acordado durante o dia.
Opium: a insónia é completa ou o sono é muito leve pelo que acorda ao mínimo ruído ou movimento. Apesar de bastante cansado não consegue adormecer.
Coffea cruda: insónia por excitação mental, ideias, alegria, ou novas notícias. Muito útil para crianças que não dormem na véspera de eventos, festas, viagens,
Avena sativa: um excelente tónico, quando existe esgotamento mental, falta de força, cansaço acumulado que leva ao desenvolvimento de insónias.
Cocculus indicus: medicamento chave para regular e estabilizar o ciclo circadiano. Insónias para quem trabalha por turnos, cuidadores ou para quem sofre de jet-lag.