Sobre homeopatia
A homeopatia é um método de tratamento desenvolvido já há mais de 200 anos, por um médico alemão chamado Samuel Hahnemann.
Ao surgir inicialmente na Alemanha, rapidamente migrou para outros países como a França, Inglaterra e EUA.
Hoje em dia, é a 2ª forma de tratamento mais utilizada mundialmente, a seguir à medicina convencional.
Estima-se que 300 milhões de pessoas utilizam homeopatia. Faz parte do Sistema Nacional de Saúde de vários países, tais como, a Suíça, Brasil, Chile, México, Paquistão e Índia.
Para além de tratar pessoas é cada vez mais utilizada em animais de companhia e em animais de produção. Também é utilizada em plantas e por isso uma grande ferramenta na agricultura biológica.
Os Medicamentos
As matérias-primas para a produção destes medicamentos são muito variadas, como o caso de extratos de plantas, minerais, metais ou até mesmo venenos ou bactérias e vírus.
sem qualquer toxicidade
no processo de produção, as matérias-primas são sequencialmente diluídas e dinamizadas até chegar à forma final, onde já não conferem qualquer toxicidade para o organismo.
ecológicos e sustentáveis para o planeta
através do seu sistema de produção único, a necessidade de extração de
matérias-primas do meio ambiente é mínima. Uma pequena quantidade inicial permite replicar uma vasta “biblioteca” do mesmo medicamento vezes continuas sem recorrer de novo a matérias-primas.
económica e acessível a todos
desta forma, o custo de produção destes medicamentos é bastante baixo, tornando-a acessível a todos. É até chamada “a doce medicina dos pobres”. Para além disso, o conhecimento sobre os medicamentos homeopáticos e o seu acesso não é vedado por patentes, estando disponível para todos.
Qualquer faixa etária
é um método de tratamento seguro a todas as faixas etárias, desde o nascimento às idades mais avançadas. Pode ser complementar a outros métodos de tratamento tanto em situações agudas como crónicas.
Evidência Científica
A Homeopatia ainda não é uma área muito trabalhada em Portugal e por isso muitas pessoas ainda não a conhecem ou a associam a outras terapêuticas.
Existe uma vasta coleção de informação sobre o desenvolvimento dos medicamentos homeopáticos e o que conseguiram tratar ao longo de mais de 200 anos – a Matéria Médica.
Hoje em dia, várias equipas de cientistas pesquisam e procuram descobrir como os medicamentos homeopáticos conservam as sua capacidade terapêutica e como atuam no organismo.
Sem dúvida que um grande novo paradigma da ciência está a revelar-se e tenho muito gosto de o estar a acompanhar e partilhar.