Têm-se verificado cada vez mais que perturbações do sono durante a infância influenciam de forma negativa o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.
A insónia nas crianças pode-se verificar com dificuldade e resistência em adormecer, despertares noturnos, tempo de sono insuficiente, sono agitado e terrores noturnos.
Noites mal dormidas fazem as crianças andar mais irritadas, birrentas; terem um comportamento hiperativo e pouca capacidade de concentração que se reflete sobretudo na escola.
As causas para a insónia infantil, na maioria dos casos estão associadas a maus hábitos / rotinas de sono; ambiente socioambiental que cause stress, ansiedade e insegurança na criança.
Algumas regras são muito importantes de modo a prevenir e ajudar a resolver problemas com o sono:
1) Rotina diária bem estabelecida: uma boa rotina de sono é indispensável para que o organismo desenvolva um ciclo circadiano regular para que altura de ir dormir ele já se esteja a preparar para isso. Para estabelecer uma rotina diária, mantenha o mesmo horário de ir deitar e os mesmos passos antes da hora da cama.
2) Evite o açúcar: jantares mais pesados ou doces, podem estimular e dar energia à criança, prevenindo-a de ficar cansada e sonolenta.
3) Quarto escuro e silencioso: a luz é o principal indicador ao nosso cérebro se é hora de estar desperto ou a descansar. Luminosidade, ou ecrãs podem desinformar e desregular o ciclo circadiano. Quanto mais estímulos houver no quarto maior poderá ser a dificuldade em adormecer e ter um sono tranquilo.
4) Não mostre impaciência: as crianças, sobretudo as mais pequenas são muito suscetíveis às emoções dos pais, replicando-as. É normal sentir-se, ao fim de algum tempo, impaciente por não conseguir adormecer o seu filho. Mas para ele ainda é mais frustrante não conseguir dormir, o que ainda dificulta mais o processo.
Numa situação de insónias recorrentes, é importante reportar a situação ao pediatra, e no caso de utilizar homeopatia para o tratamento deve consultar um homeopata pois existem muitos outros fatores em ter em conta para a escolha do medicamento correto.
Contudo para situações pontuais de insónia, a seguinte listagem poderá ser útil, à potência 9CH:
Coffea cruda: insónia por excitação mental, ideias, alegria, ou novas notícias. Muito útil na véspera de eventos, festas, viagens, época do natal.
Cypripedium: a criança acorda a meio da noite, gritando, com excitação nervosa, muito alegre, muita vontade de brincar e desejo de falar. Inquietude e sacudida dos membros.
Jalapa: a criança passa bem todo o dia mas de noite grita e chora, agita-se e mexe-se, com grande inquietação e ansiedade. Pode estar relacionado a situações de diarreia.
Cina: criança com terrores noturnos, acorda muito assustada, a chorar e gritar. Grita e fala durante o sono. Range os dentes. Adequado a crianças muito irritáveis, não toleram ser contrariadas, tocadas ou que a olhem. Gostam que as carreguem ao colo. Muito suscetíveis a desenvolver parasitas intestinais.
Gostou deste conteúdo? Partilhe!