Quadros de stress e ansiedade têm-se tornado cada vez mais comuns na sociedade dos tempos modernos. Já se estima que quase 10% da população mundial sofra de algum tipo de distúrbio de ansiedade.
Numa época onde tudo é tão volátil, incerto e o tempo passa cada vez mais rápido, como podemos proteger a nossa saúde mental?
Várias práticas são recomendadas, como o exercício físico regular, yoga e meditação.
A Homeopatia é uma excelente frente de resposta tanto em situações agudas como em casos crónicos.
Deixo algumas sugestões que pode recorrer em situações de SOS ou pontuais:
Aconitum: crise de ansiedade ou ataque de pânico súbito, com angústia e medo intenso da morte, ou por estar numa multidão. Para momentos de grande susto ou choque repentino (exemplo, assistir a um acidente automóvel).
Ignatia amara: ansiedade emocional com grande oscilação e descontrolo de emoções. Tristeza intensa com choro em pranto, momentos de raiva, frustração, desgosto ou sentimento de humilhação. Um medicamento que dá um grande suporte para os desgostos emocionais, como uma fase de luto ou uma desilusão amorosa.
Argentum nitricum: ansiedade e nervosismo com marcada agitação. Surge por antecipação a um determinado evento (exemplo, realização de um exame ou andar de avião). Sentimento de inquietação. Estado de excitabilidade leva a situações de diarreia ou evacuações frequentes.
Gelsemium: tal como o Argentum, tem medo e ansiedade em relação a futuros acontecimentos, antecipação. Surgem tremores no corpo e vontade de urinar bastantes vezes. Excelente escolha para quem tem pânico de uma ida ao dentista .