Tratamentos
Saúde da Mulher
promover a fertilidade
Segundo a OMS, 1 em cada 6 pessoas em todo o mundo sofre problemas relacionados com a fertilidade, afetando de igual forma estratos sociais de países de maior rendimento como os de mais baixos. A infertilidade é definida como a incapacidade de engravidar após 12 meses de atividade sexual sem proteção. Ela pode estar associada tanto ao sistema reprodutivo feminino, como masculino.
Existem várias causas que podem relacionadas com este problema, como doenças do sistema reprodutor, como síndrome dos ovários poliquísticos (SOP), endometriose, estilo de vida associado a muito stress emocional, alterações hormonais, toma de medicação contracetiva de forma prolongada, etc.
Tem sido cada vez mais procurada a homeopatia para tratamento de infertilidade e já existem publicados séries de casos de estudo que mostraram eficácia da homeopatia no tratamento da infertilidade https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24779242/ https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34474497/
Na abordagem homeopática, o tratamento procura solucionar a patologia adjacente que possa existir, focando de forma individualizada na paciente, observando as suas queixas, a sua constituição, predisposição genética, caraterísticas da personalidade e estado emocional.
Os medicamentos homeopáticos atuam no organismo, estimulando os processos de auto-cura do organismo, capacitando-o às corretas funções fisiológicas e melhorando o seu estado de saúde de forma geral.
gravidez & pós-parto
Desde o primeiro trimestre até ao parto, a medicação homeopática pode ser utilizada de forma segura, uma vez que não acarreta toxicidade nem para a mãe nem para o feto (uma vez que os medicamentos são altmente diluídos e não contém moléculas das suas matérias-primas).
Podem beneficiar do tratamento homeopático
- grávidas com sintomas como vómitos, azia, pernas inchadas, hemorroidas
- gravidez de risco ou historial de abortos prévios
- preparação para o parto, possibilitando um parto mais fácil, rápido e menos doloroso
- problemas relacionados com o pós-parto, recuperação difícil, depressão e burn-out
- dificuldades no aleitamento
problemas menstruais
A menstruação é um tema complicado para muitas mulheres. Estima-se que, em todo o mundo, cerca de 50% das mulheres em fase reprodutiva, sofram de algum tipo de queixa ou perturbação associado à menstruação.
A síndrome pré-menstrual (SPM) é caraterizada por um conjunto de sintomas que surgem alguns dias antes da menstruação, como dores de cabeça, cólicas, alterações de humor como irritabilidade e tristeza, sensibilidade mamária, barriga inchada, etc. )
Para além da SPM, irregularidades menstruais devem ser valorizadas e tratadas, como a ausência ou fluxos muito abundantes. Doenças como a endometriose ou o síndrome dos ovários poliquísticos também vêm associados a inúmeros sintomas menstruais.
menopausa
A menopausa é das fases mais exigentes do ciclo de vida da mulher. Associada a sintomas como ondas de calor, suores noturnos, insónias, alterações de humor e irritabilidade, secura vaginal, perda da libido, ganho de peso, e muitas outras, pode se tornar muito difícil gerir este período e integrar as novas alterações fisiológicas.
Estas são as principais situações onde a homeopatia é mais procurada e mais valorizada nesta fase – permite o processo mais sereno e butil, diminuindo o impacto negativo na qualidade vida e saúde da mulher.
Nascimento & Infância
Como os medicamentos homeopáticos não atuam da mesma forma no organismo como a medicação convencional, eles não causam toxicidade, sendo por isso o seu uso seguro desde o nascimento.
Podemos recorrer à homeopatia para as mais diversas situações, como a febre, transtornos nascimento dos dentes, cólicas, rejeição do leite, constipações, viroses, etc. Quadros mais complexos, como eczema, asma, atraso do desenvolvimento são também passíveis de serem tratadas desta forma, tanto numa abordagem única ou complementada com o tratamento convencional.
No caso do seu filho fazer medicação homeopática, não deve deixar de ser acompanhado pelo médico de família ou pediatra. Um acompanhamento por ambos homeopata e pediatra de forma aberta e balançada é o ideal para o obter o maior sucesso de tratamento ao seu filho.
Transtornos respiratórios
Um dos principais motivos que me chegam pedidos de ajuda com homeopatia são situações relacionadas com o sistema ORL e respiratório. São inúmeras as situações que a homeopatia pode ajudar, sobretudo situações crónicas em que se procuram resolução mais duradoura, como quadros de rinite alérgica, sinusite, asma ou bronquite. Inclusive, já vários homeopatas publicaram series de casos onde mostraram eficácia (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16569621/).
Antes de se iniciar o tratamento, tenho sempre em tenção a predisposição familiar e suscetibilidade do indivíduo a sintomas respiratórios, como constipações, infeções, alergias, asma, etc. Isto é crucial para entender o tipo constitucional do paciente e a partir daí conseguir traçar um prognóstico e uma meta com o tratamento.
Transtornos intestinais
Devido aos maus hábitos alimentares e pior qualidade nos alimentos, estilo de vida, sujeição a elevados níveis de stress, entre outros fatores, é cada vez maior a incidência neste tipo de patologias, como o caso Síndrome do Cólon Irritável ou o Leaky Gut Syndrome (Síndrome do Intestino Permeável).
Na minha experiência clínica, procuram-me sobretudo com queixas como:
- Dificuldade em fazer bem a digestão
- Ardor gástrico
- Distensão abdominal com dor e mau estar
- Cólicas abdominais
- Alterações nas fezes, com fezes moles ou diarreia
- Intolerância a certos alimentos
Independentemente do nome da doença associado, na homeopatia adequamos o tratamento à descrição exata dos sintomas, de modo a tratá-los, corrigir desvios ou reparar o microbioma intestinal e melhorar a qualidade de vida do paciente.